الصور التوضيحية
O Comitê Rio 2016 divulgou nesta quinta-feira os pictogramas esportivos das Olimpíadas. Desde 1964, em Tóquio, cada edição dos Jogos utiliza ícones gráficos, que refletem a cultura do país anfitrião para apresentar as modalidades que serão disputadas. Em 2016, pela primeira vez, todos os esportes olímpicos e paraolímpicos estarão representados. Serão 64 pictogramas, 41 olímpicos e 23 paraolímpicos.
Os primeiros traços foram feitos à mão. Depois, foram reconstruídos em computador com o encaixe das curvas das letras. O corpo dos atletas e os equipamentos esportivos foram criados a partir dos caracteres ou de parte deles, num traço contínuo, com variações de espessura para passar a ideia de profundidade.
A diretora de Marca do Comitê, Beth Lula, afirma que os pictogramas ajudariam a engajar o público no evento desde cedo:
—O uso dos pictogramas daqui até 2016 servirá como plataforma de comunicação para a promoção dos esportes, ativação dos parceiros e irá marcar toda a identidade visual dos Jogos. Isso inclui sua aplicação na decoração das instalações, na sinalização, nos ingressos, nos produtos licenciados, entre outros.
O trabalho foi executado em 16 meses, dos quais cinco foram dedicados à validação das 42 federações internacionais. O Comitê Rio 2016 optou pela montagem de uma equipe interna de design para a criação dos principais elementos gráficos dos Jogos. Além dos designers, um grupo de 28 profissionais esteve diretamente envolvido no desenvolvimento dos pictogramas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário