Em Hotelaria, serão abertas 40 mil vagas até as Olimpíadas. Na construção, virão 20 mil
POR AURÉLIO GIMENEZ
Rio - Aos 37 anos, Irandi de Oliveira Meireles Filho viu no mercado aquecido a chance de obter novo emprego e melhorar sua renda. Após seis anos trabalhando em hotel de Copacabana e outros seis meses desempregado, no fim do ano, Irandi conquistou a sonhada vaga no recém-inaugurado Windsor Atlântica Hotel, onde ficava o Méridien. A rede é um dos grandes investimentos que estão chegando ao Rio e vão abrir em torno de 60 mil vagas.
“Essa vaga veio em boa hora. Estou muito animado, pois foi uma mudança para melhor numa rede maior”, diz o mensageiro, que mora em Nova Iguaçu, a 75 quilômetros da Avenida Princesa Isabel, em Copacabana.
Irandi é um entre os milhares de profissionais que deverão ser contratados no setor de Hotelaria até as Olimpíadas de 2016, no Rio. Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, seção Rio (ABIH-RJ), Alfredo Lopes diz que, até os Jogos Olímpicos, deverão ser criados 40 mil empregos diretos e indiretos no setor.
“Para a Copa, serão 4.500 quartos e até a Olimpíada mais 5.500. Para cada quarto, o setor calcula um emprego direto e três, indiretos. Já neste ano, estão ocorrendo contratações, como na rede Windsor”, afirma Lopes.
O ramo da Hotelaria segue a tendência de amplo crescimento de outros setores no Rio. De acordo com o relatório ‘Decisão Rio’, da Federação de Indústrias do Rio (Firjan), de 2010 até o ano que vem, o estado receberá investimentos públicos e privados em torno de R$ 126 bilhões.
Segundo o gerente de Infraestrutura e Novos Negócios da Firjan, Cristiano Prado, todos os grandes projetos estão em andamento. Ele destaca, no momento, a Construção Civil. No entanto, a abertura de empregos ocorre em todos os setores, já que, com a falta de mão de obra, a competição está muito acirrada.
“Os grandes projetos, como Porto do Açu, Comperj, Angra III, entre outros, estão mexendo com o mercado. Com a falta de pessoal qualificado, as empresas estão ‘roubando’ profissionais uma das outras”, aponta Cristiano.
Construção civil
Com o fim da terraplenagem e o início das obras civis, a partir de abril, o Comperj abrirá somente este ano 9 mil postos de trabalho, segundo o secretário Trabalho e Renda de Itaboraí, Saide Abrão. “Há vagas para todas as funções da construção civil, de pedreiro a ladrilheiro, de montador de estrutura a eletricista”, diz.
Diretor-executivo do Sindicato da Indústria da Construção Civil-Rio, Antonio Carlos Mendes Gomes, comemora a fase do setor. Serão abertas 20 mil vagas no estado em 2011.
Confira onde você pode se cadastrar
REDE DE HOTÉIS WINDSOR
São 150 vagas para camareiras, mensageiros, auxiliar de serviços gerais e recepcionistas. Inscrições no Departamento de Recursos Humanos — Rua Fernando Mendes 6, Copacabana, ou pelo e-mail r.h@windsorhoteis.com.br .
CONSTRUÇÃO CIVIL
Sede da Seconci-Rio: Rua Pará 141, na Praça da Bandeira. Informações pelo telefone (21) 2101-2565.
COMPERJ
Para trabalhar nas empresas que atendem ao Comperj, a formação de cadastro é feita pelo Sine de Itaboraí. Avenida 22 de Maio 5.300, Centro.
SINE
Rua São José 35, Centro do Rio. Mais endereços pelo site www.trabalho.rj.gov.br
SINDRIO
Os interessados podem fazer cadastro pelo site www.sindrio.com.br
Fonte: http://odia.terra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário