A cinco anos de sediar os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) vai buscar talentos nas Olimpíadas Escolares. Organizada em duas etapas - 12 a 14 e 15 a 17 anos - é nesta última que se aposta em atletas que podem chegar em 2016 aos 22 anos, idade auge para algumas modalidades. Em dezembro, Curitiba, na Paraná, realiza a edição deste ano para o grupo mais velho.
"As Olimpíadas Escolares tem o objetivo de transformação social do País através do esporte, da ferramenta educacional, mas com certeza em algumas modalidades ainda teremos como identificar atletas daqui até 2016, como ginástica rítmica e atletismo, onde atletas mais jovens têm condições de ter bons resultados. Temos certeza que em 2016 teremos atletas oriundos das Olimpíadas", diz Edgar Antônio Hubner, gerente geral de iniciação, fomento e eventos do Comitê Olímpico Brasileiro.
Hubner está em San Luis Potosí, no México, para acompanhar o período de aclimatação à altitude das equipes de natação, atletismo, taekwondo e triatlo. Hubner foi um dos responsáveis pelo contrato com o clube La Loma, que recebe os brasileiros. Ele também participou das negociações com o Crystal Palace, que receberá boa parte dos atletas brasileiros que vão disputar os Jogos Olímpicos de Londres, no ano que vem.
"É um local que contém todas as instalações esportivas, as condições de hospedagem necessárias. A princípio ficarão lá natação, atletismo, vôlei de praia, vôlei indoor e basquete, que são modalidades já confirmadas. O handebol ainda aguarda as definições de Guadalajara e na sequência novas modalidades poderão ser integradas ao programa", diz.
Segundo ele, a principal diferença entre o centro de treinamento do Pan-Americano e do escolhido para os Jogos Olímpicos é que o de Londres fica na cidade dos jogos, ao contrário do que acontece no México. Potosí está a mais de 300 km de Guadalajara, local da competição.
"A diferença básica é que lá não teremos o treinamento de altitude e também pelo fato de estarmos na cidade sede dos Jogos Olímpicos. Nós estamos há 30 minutos de Metrô da Vila Olímpica, o que facilita muito o trabalho dos atletas", afirma.
Pan 2011 no Terra
O Terra transmitirá simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.
Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade.
Acesse também a cobertura em:
http://m.terra.com.br/guadalajara2011
http://tablet.terra.com.br
http://wap.terra.com.br/pan2011/
http://m.terra.com.br/guadalajara2011
http://tablet.terra.com.br
http://wap.terra.com.br/pan2011/
Nenhum comentário:
Postar um comentário