domingo, 20 de novembro de 2011

Em visita a Londres, prefeito Paes conhece o planejamento de transportes para 2012


Prefeito se reuniu também com arquitetos responsáveis pelos Parques Olímpicos de Londres e Rio


O prefeito Eduardo Paes visitou neste sábado, em Londres, o Centro de Controle de Transportes da cidade. Graham Jones, diretor responsável pelo planejamento de transportes dos Jogos de 2012, apresentou o esquema de trânsito para o evento, que levou entre dois e três anos para ficar pronto, e já começou a ser divulgado para população com um ano de antecedência. Foram definidos quatro tipos de rotas de trânsito: uma para a famíliaolímpica, uma para o entorno dos locais de competição, uma para as competições de rua (como, por exemplo, a maratona), e uma rota com alternativas para a população.
As autoridades londrinas disseram ao prefeito do Rio que estão encarando os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2012 como o maior desafio de todos os tempos para a cidade. São esperados 9 milhões de espectadores para as Olimpíadas e 2 milhões de espectadores para as Paraolimpíadas. Mais de 300 mil atletas e autoridades estarão na cidade durante os dois eventos. Com a logística montada e também com a conscientização da população para o uso do transporte coletivo, a expectativa é reduzir em 30% o volume de veículos nas ruas durantes as competições (somente as férias escolares já garantirão uma diminuição de 10%).
- A experiência de Londres na organização do esquema de transportes nos mostra mais uma vez que a palavra-chave é planejamento. Foram anos para definir toda a logística, com a preocupação de apresentar e explicar as mudanças com muita antecedência. Por isso, o maior acerto da cidade do Rio foi ter construído ainda em 2010, ou seja, quase seis anos antes dos Jogos, o Centro de Operações: um dos centros de monitoramento mais modernos do mundo, que integra trinta órgãos e que vai ser nossa principal ferramenta na organização das nossas Olimpíadas - afirmou o prefeito Eduardo Paes. 
O Centro de Operações Rio (COR), inaugurado em dezembro de 2010 pelo prefeito Eduardo Paes acompanhado do Comitê Olímpico Internacional, monitora a cidade através de cerca de 450 câmeras e integra informações de 30 órgãos municipais e concessionárias. Além de acompanhar a rotina do município durante 24 horas por dia, sete dias por semana, o Centro atua no planejamento de grandes eventos e busca antecipar soluções e minimizar as ocorrências em caso de situações de emergência - como chuvas fortes, deslizamentos e acidentes de trânsito.
Depois de visitar o Centro de Controle de Transportes de Londres, Paes se reuniu com arquitetos da AECOM, empresa inglesa vencedora do concurso que escolheu o projeto do Parque Olímpico dos Jogos Rio 2016 e também à frente do Parque Olímpico de Londres. No Rio, segundo a comissão julgadora, o projeto da AECOM se destacou justamente pelo legado que deixará para a cidade por considerar a viabilidade de manutenção, a preservação ambiental (com a manutenção da lagoa da região e suas áreas verdes) e por seu conceito de operação - com acesso separado para atletas e público, logística do sistema de transportes, viabilidade de execução e uma via exclusiva para estacionamento. O Parque Olímpico do Rio terá uma área de 1.180.000 m² e vai abrigar disputas de 15 modalidades olímpicas e 11 paraolímpicas. Além dos equipamentos já existentes – como o Parque Aquático Maria Lenk, a Arena do Rio e o Velódromo –, o projeto prevê a implantação de instalações temporárias (como centro de hóquei, quadras de tênis, vila dos patrocinadores) e construções permanentes que, após os Jogos, poderão se transformar em empreendimentos residenciais, comerciais e de lazer.
- As Olimpíadas no Rio têm o papel da acelerar transformações que vão significar desenvolvimento para a cidade e mais qualidade de vida para os cariocas. Foi justamente com essa preocupação do legado, do que vai ficar para a população e para aquela região depois do evento que o projeto do Parque Olímpico foi elaborado, disse Paes. 

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