segunda-feira, 15 de abril de 2013

Os esportes que estrearão nas Olímpiadas Rio 2016


Olimpíadas 2016

Com a exclusão do beisebol e do softbol do programa esportivo das Olimpíadas de Londresem 2012, o COI (Comitê Olímpico Internacional) começou a estudar esportes que poderiam ocupar estas vagas. Para isso, foi realizada uma seleção entre as principais modalidades mundiais e destacaram-se sete finalistas.

Esportes como caratê, squash e patinação sobre rodas foram cogitados, porém, após todas as análises dos membros do Comitê Executivo, no ano de 2009 foi decidido que os esportes que substituiriam os tradicionais beisebol e softbol, seriam o golfe e o rugby.

Conheça mais sobre os novos esportes: Rugby

Avariação do rugby que fará parte dos jogos olímpicos de 2016, conta com sete atletas para cada equipe, sendo o jogo realizado em dois tempos de sete minutos, fazendo com que esta variação venha a ser comumente chamada de rugby de sete.
Em constante ascensão devido à popularização do esporte no Brasil, o rugby brasileiro conta atualmente com 24 equipes nacionais, divididas em oito federações estaduais, centralizadas na Confederação Brasileira de Rugby.
Enquanto a seleção brasileira masculina de rugby, atualmente treinada pelo argentino Martín Schusterman, teve como sua melhor colocação um terceiro lugar no campeonato sul-americano de 2011, a seleção feminina venceu todas as edições deste campeonato, sagrando-se como octacampeã entre os anos de 2004 e 2012.

Conheça mais sobre os novos esportes: Golfe

O golfe já havia sido um esporte olímpico nas edições de Paris (1900) e St. Louis (1904) e, agora, com a sua reincorporação ao quadro esportivo tem a sua participação em Olimpíadas assegurada até o ano de 2020.
Trata-se de um esporte muito tradicional ao redor do mundo, mas que não encontra grande expressividade nos brasileiros. Adilson da Silva, o brasileiro mais bem colocado no ranking mundial, ocupa atualmente a posição de número 371 e obteve uma de suas melhores colocações ao ficar no 12º lugar do torneio África Open 2013.

Novos esportes em novas terras

Com a adição destes esportes, o programa esportivo previsto para a realização das Olimpíadas no Brasil, passou a contar com 28 esportes, divididos em 38 modalidades, que totalizam 301 eventos e contabilizam a presença de até 10.500 atletas.
Cabe apontar ainda que a realização das Olimpíadas Rio 2016 é um marco histórico, não só para a nação brasileira, mas para todo o continente sul-americano, tendo em vista que esta será a primeira edição dos jogos olímpicos a ser realizada na América do Sul.
Embora o Brasil apresente chances reais de obter medalha apenas com a seleção de rugby feminina, devido ao fato de já serem octacampeãs sul-americanas, cabe ao povo brasileiro incentivar e apoiar a prática destes novos esportes olímpicos, na tentativa de que um dia oBrasil possa vir a se tornar uma potência mundial no rugby ou no golfe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...